Todos os casos têm uma solução, venha conhecer a sua!

Saúde Num Minuto – Adoçante ou Açúcar

Ouve-se muito falar dos malefícios do adoçante e há mesmo quem advogue que o açúcar é melhor. Mas, em nutrição, não existe o bom e o mau. Existem opções para uns momentos e outras para outros. Este é um desses casos.

 

 

É inegável que, falando de calorias, o adoçante é bem menos calórico. Isto é ainda mais verdade quanto maior for o consumo de açúcar.

É também inegável que todos os adoçantes que a indústria alimentar usa estão regulados e legislados na Europa. Não houve, por isso, nenhum que tenha sido retirado por suspeitas concretizadas de malefícios para a saúde.

Por isso, se está a tentar perder peso, trocar o açúcar pelo adoçante é uma ajuda. A única coisa indesejável que pode acontecer é a alteração de apetite, para mais, que, no entanto, pode ser controlada se não ingerir o adoçante ou o alimento que o contém isolado.

Se por outro lado, a ingestão de açúcar for baixa, como por exemplo em 1 ou 2 cafés e não tem problemas com o peso, fique a saber que segundo a Organização Mundial de Saúde refere que pode ingerir até 10% das calorias diárias em açúcares e por isso, nestes casos, pode continuar a usá-lo.