Mama
Mamoplastia de aumento
Trata-se de um aumento mamário com recurso a próteses de silicone, que podem ser colocadas através do sulco mamário ou pela axila.
Mamoplastia de redução
Trata-se de uma redução da mama para casos, nos quais há desconforto na realização das atividades do dia-a-dia, dores cervicais ou apenas por uma questão estética. Além da redução do volume, a cirurgia também permite dar uma forma bonita e um correto posicionamento do peito.
Mastopexia
Cirurgia para elevação e remodelação da mama quando não há necessidade de aumentar ou diminuir o volume. É possível realizar a cirurgia e ficar apenas com uma cicatriz à volta da auréola, acompanhada ou não da cicatriz vertical, dependendo do grau da queda da mama.
Mastectomia
Procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou ambas as mamas que, na maioria das vezes, está indicada para pessoas com cancro. Dependendo da gravidade do cancro e de que forma está comprometido o tecido mamário, a mastectomia pode ter duas formas:
- Parcial – quando apenas uma parte do tecido mamário é removido;
- Total – quando a mama é retirada por completo.
Ginecomastia
Procedimento cirúrgico que corrige o excedente da mama masculina, derivado a distúrbio caracterizado pelo aumento das mamas devido ao excesso de tecido, a um desequilíbrio hormonal, obesidade ou até uso de medicação.